CASA DE CULTURA SANTA TEREZA







EMBU - SÃO PAULO - BRASIL




Localizada num bairro de Embu que está à margem de benefícios e investimentos institucionais, a Casa de Cultura Santa Tereza trabalha desde 1992, com diversas iniciativas direcionadas à comunidade: cursos de informática, arte em madeira, artes plásticas, capoeira, reforço escolar, teclado, teatro, papel marchê, violão, construção de tambores (percussão), entre outros, realizando mostras periódicas dos resultados dos cursos. Exposições, comemoração de datas especiais como Carnaval, Dia das Mães, Dia do Folclore, Dia das Crianças, Natal, Feira de Artes Santa Tereza, intercâmbios culturais, etc.

Desde a década de 70, até hoje, grupos de jovens e artistas desenvolvem trabalhos com a comunidade, incentivando a cultura nos bairros periféricos de Embu (principalmente o Jardim Santa Tereza).

A partir daí, começaram a se formar vários núcleos musicais e teatrais, de onde surgiu primeiro um projeto musical, o “Canta Tereza”.

No início dos anos 90, com a necessidade de um local fixo para que esses movimentos culturais acontecessem, foi criado um espaço alternativo que inicialmente funcionou num barracão, coberto com lona preta por vários anos. Durante este período ocorreram diversas atividades de vários gêneros culturais e artísticos, priorizando as atividades voltadas às crianças e adolescentes do bairro (oficinas de papel maché, cursos de teatro, pintura, desenho, violão, flauta , etc). Através destes cursos surgiram apresentações para a comunidade.


www.casadeculturasantatereza.org.br