CARLOS CAÇAPAVA







EMBU DAS ARTES - SÃO PAULO - BRASIL




Nascido no Vale da Paraíba, interior de São Paulo em 1955, Carlos Caçapava tem se dedicado às artes há mais de 20 anos. Formado em percussão pela Universidade Livre de Música(ULM) desenvolveu sua habilidade artística e musical através de vários cursos. Desde 1977 integra o grupo de Raquel Trindade desenvolvendo projetos artísticos e de pesquisa relacionados à cultura negra. Ao longo se sua carreira de músico realizou diversas apresentações pelo Brasil. Em 2005, participou do Samba Zintrum, na Landes Music Academy em Berlin.


"Para eu ser um músico completo senti necessidade de buscar a origem dos instrumentos de percussão, principalmente os afro-brasileiros e indígenas. Pesquisando essas informações consegui algo que vai além de uma simples fonte de renda, meus instrumentos são fontes de informações culturais da identidade nacional brasileira”, diz Caçapava.


Caçapava se dedica há mais de vinte anos à pesquisa da cultura popular e construção de instrumentos primitivos de percussão.


Ao longo dos anos, Caçapava procura dividir o seu conhecimento através de oficinas, work-shops e aulas para várias instituições como Secretarias de Cultura e Educação, SESCs e ONGs.


Em 2001, lançou o CD "Airá Otá" em parceria com Vitor da Trindade pela gravadora Dabliú. Em 2002, participou do Festival Samba Syndrom na Landesmusikakademie, em Berlim, Alemanha. Atualmente trabalha diretamente com crianças e jovens na Obra do Berço e no Projeto Bexigão, em São Paulo. Também dirige o grupo de percussão Batucaxé " Da" Trindade, em Embu.